Uma
Revisão de Assuntos Importantes Ensinados no Ensino Fundamental
Vamos fazer uma pequena revisão de alguns temas importantes aprendidos
no Ensino Fundamental. Esta revisão mostrará como você está para poder absorver
bem os novos temas que aprenderá no Ensino Médio.
1) FATORAÇÃO
Vamos dividir este tema em duas partes: a
fatoração numérica e a fatoração algébrica:
a) Fatoração Numérica
Qualquer número inteiro positivo pode ser
decomposto em uma multiplicação de números primos (aqueles que são divididos
apenas por eles mesmos ou a unidade).
Ex:
6 = 2 x 3
15 = 3 x 5
20 = 2 x 2 x 5 = 22
x 5
...........
Quando um número for grande (centenas,
milhares, ...), vai-se dividindo, pouco a pouco, pelos
números primos.
Ex:
ou seja,
4620 = 22 x 3 x
5 x 7 x 11
b) Fatoração Algébrica
Para fatorar
polinômios, de maneira geral, precisamos saber colocar em evidência os termos
comuns e conhecermos alguns produtos notáveis. A título de recordação, eis
alguns produtos notáveis:
A2 - B2 = (A + B) . (A – B)
(A + B)2
= A2 + 2AB + B2
(A – B)2
= A2 – 2AB + B2
(A + B)3
= A3 + 3A 2B + 3AB2 +
B3
(A - B)3
= A3 - 3A 2B + 3AB2 -
B3
Assim, seja a decomposição de x2y + 4xy + 4y
Como y é comum, colocando-o em evidência,
temos:
y(x2 +
4x + 4)
Verificando o produto notável entre parênteses
temos:
y(x+2)2
Logo, x2y
+ 4xy + 4y = y(x+2)2
2) MÁXIMO DIVISOR COMUM E MÍNIMO MÚLTIPLO
COMUM
Sabendo-se fatorar,
podemos descobrir o mdc (máximo divisor comum) e o mmc (mínimo múltiplo comum) entre dois ou mais números ou
entre duas ou mais expressões algébricas.
Como regra, devemos lembrar que:
a) mdc
Devemos procurar apenas os fatores (termos)
comuns elevados aos menores expoentes.
b) mmc
Devemos procurar todos os fatores (termos)
comuns e não comuns elevados aos maiores expoentes.
Ex; 750 e 540
Fatorando-os, temos:
750 = 2 x 3 x 53
540 = 22 x 33 x 5
Então, temos:
mdc = 2 x 3 x 5 = 30
mmc = 22 x 33 x 53
= 27000
Se fossem expressões algébricas, seria a
mesma coisa, considerando-se os termos comuns e não comuns.
Ex: x3
+ 2x2 + x e x3 -2x2
+ x
Fatorando-se, temos:
x3 + 2x2 + x = x(x2 + 2x + 1) = x(x+1)2
x3 - 2x2 + x = x(x2 - 2x + 1)
= x(x-1)2
Então, temos:
mdc = x
mmc = x . (x+1)2. (x-1)2
3) NÚMEROS FRACIONÁRIOS
Todo número que se expresse por a/b, onde b¹0 é chamado de número fracionário, onde a(numerador)
representa a parte tomada da unidade e b(denominador) representa em quantas
partes foi dividida a unidade.
Ex: 3/8
Significa que dividiu-se
a unidade em 8 partes e foram tomadas 3 dessas partes.
Para se somar ou subtrair números fracionários
é necessário que as partes estejam divididas da mesma forma.
Ex ; 3/8
+ 1/8 = 4/8
Se as unidades não estiverem divididas da
mesma forma (denominadores diferentes), devemos achar frações correspondentes
para poder efetuar a operação.
Ex: 3/8 +
1 / 4
Neste caso, os denominadores 8 e 4 mostram que a unidade foi dividida diferentemente.
Então devemos achar a fração correspondente de ¼, cujo
denominador seja 8. Seria algo assim:
1/ 4
= ? / 8
Verificamos que 8
= 4 x 2. Logo a fração correspondente teria o seu numerador multiplicado por 2,
ou seja 1 / 4 = 2/8
Agora, podemos voltar e fazer a soma 3/8 +
1 / 4, ou melhor
3/8 + 2/8 = 5/8
Na realidade, o que fazemos é procurar o mmc entre os denominadores para poder somar ou subtrair as
frações. Por exemplo:
Somar 1 / 2 + 3 / 4 + 1 / 8
Como o mmc é 8 ( entre 2, 4 e 8), então seria o mesmo que somar:
4 / 8 +
6 / 8 + 1 / 8 = 11 / 8 ou
1 3/8
Para multiplicarmos as frações, basta
multiplicarmos os numeradores e os denominadores, respectivamente.
Ex ; 3 / 4
. 1 / 5 =
3 / 20
Para dividirmos frações basta
multiplicarmos a primeira pelo inverso da segunda.
Ex: 3 / 4
: 2 / 5
= 3 / 4 . 5 /
2 = 15 / 8
4) NÚMEROS DECIMAIS
Todo a fração cujo denominador seja uma
potência de 10 pode ser transformado num número chamado de decimal.
Ex:
3 / 10 = 0,3
5 / 100 = 0,05
.......
Na realidade, o número decimal é o
resultado da divisão entre o numerador e o denominador. A utilização da
expressão decimal é importante devido ao uso corrente de porcentagem. É comum
em nosso dia-a-dia comprarmos ou vendermos objetos com algum desconto ou lucro.
Isto acaba exigindo uma certa necessidade em trabalhar com números decimais.
Exemplo:
Uma calça custa R$78,00.
Porém o vendedor dá um desconto de 30%. Qual é o valor desse desconto?
Assim, se nos lembrarmos que 30% é o mesmo
que 30 / 100 = 0,30, basta multiplicarmos 78,00 x 0,30
= 23,40.
Logo, o desconto dado na calça é de R$23,40.
5) POTENCIAÇÃO
A repetição de um mesmo fator na
decomposição de um número pode ser expressa na forma de uma potência.
Ex:
27 = 3 x 3 x
3 = 33
32 = 2 x 2 x 2 x 2
x 2 = 25
Na forma geral, temos ab
, onde a é conhecido como base e b como expoente. Assim, para operarmos
potências da mesma base basta somar os expoentes na multiplicação ou subtrairmos
os expoentes na divisão
Ex:
25 . 22 = 27
25 :
22 = 23
Uma potência negativa significa a inversão
da base elevada a esta potência.
Ex:
2-5= (1/2)5 = 1 / 32
(2/3)-2 = (3/2)2 = 9/4
Se a potência for uma fração, estaremos, na
realidade, expressando uma radiciação, na forma:
Ex:
Assim, para procedermos com as operações
entre raízes, podemos transformá-las em potências de expoentes fracionários:
Ex:
Teremos:
21/2 .
(23)1/3 =
21/2 .
23/3
=
21/2 .
2
=
21/2 + 1 =
23/2
ou seja
6) RAZÃO E PROPORÇÃO
Um número fracionário
expresso na forma a/b (b¹0) também pode ser conhecido como razão. Assim, ¾, também pode ser interpretado como a razão de 3 para 4, ou
seja, das quatro partes da unidade tomam-se 3 partes. Quando duas razões
representam o mesmo valor dá-se o nome de proporção.
Assim, ¾ = 6/8, ou seja, tomar 3 de 4 partes
da unidade é o mesmo que tomar 6 partes de 8 partes da unidade. É importante
conhecer a nomenclatura das proporções.
Se a/b = c/d, temos:
a,d è chamados de extremos
da proporção
b,c è chamados de meios da proporção
Uma propriedade importante das proporções é que o produto dos meios é
igual ao produto dos extremos, ou seja:
Se a/b = c/d , então ad = bc
Ex: ¾ = 6/8 pois 3.8 = 6.4
Outra propriedade importante, mas pouco usada, é que a soma dos
numeradores e denominadores das razões continua em proporção com cada razão.
Assim,
Se 3/ 4
= 6 / 8 Logo, (3+6) / (4 + 8) = 3 / 4 = 6 /8
Ou seja,
9 / 12 = 3 / 4 = 6 / 8